Foguete VS-30 pronto para lançamento CLBIAcontece nesta semana em São José dos Campos (SP) o sétimo Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas (SEPP&D). Com mais de 100 participantes, o evento cumpre papel de um fórum para disseminação de alta tecnologia do setor aeroespacial por meio do intercâmbio de informações e experiências.
Realizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), o Seminário vai até amanhã (13/9) e envolve a apresentação das pesquisas concluídas no último ano e uma mostra dos avanços e dificuldades dos projetos em andamento financiados com recursos da Ação 20VB da Agência Espacial Brasileira (AEB). A organização é do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), órgão ligado ao DCTA.
Na palestra de abertura, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Alvani Adão da Silva, fez uma Revisão do Programa de Lançadores e abordou, entre outros temas, o Programa Espacial Brasileiro (PEB), os Veículos Suborbitais, os Veículos Lançadores e o Programa Cruzeiro do Sul.
Já o Diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, ressaltou a importância da realização do evento. “Pretende-se que esta oportunidade permita a discussão, a troca de conhecimento e a identificação de ações que possam facilitar o processo de aproximação entre a pesquisa e o setor produtivo, de transpor obstáculos tecnológicos e fornecer subsídios necessários para os avanços da área no Brasil”.
O sétimo Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas (SEPP&D) conta com a presença de professores do Instituto de Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e diversos representantes dos órgãos do DCTA, incluindo o Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Gérson Nogueira Machado de Oliveira.